Oficina de Prática Jurídica I (Expressão Oral e Textual)

Ementa:

A primeira oficina do curso de graduação tem por objetivo introduzir os alunos recém-ingressos no mundo profissional e na formação prática, explorando dois conjuntos de conhecimentos e habilidades fundamentais. O primeiro tem como objeto a expressão na modalidade escrita em gêneros da esfera acadêmico-jurídica. O segundo refere-se à expressão oral para a prática jurídica e tem por objetivo dotar o aluno de posicionamentos adequados às situações profissionais. Os gêneros trabalhados na oficina são aqueles provenientes das esferas acadêmica, jornalística e profissional jurídica que envolvam situações, em que seja exigida a expressão verbal e escrita, como advogado empresarial, formulador de políticas públicas, acadêmico ou integrante do aparato judicial.

Bibliografia:

Referências Obrigatórias
BLIKSTEIN, Izidoro. Como falar em público: Técnicas de comunicação para apresentações.  São Paulo: Ática, 2006.
MEDEIROS, João Bosco; TOMASI, Carolina.  Português Forense - Língua Portuguesa para Curso de Direito.  4ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
LOUZADA, Maria Sílvia; GOLDSTEIN, Norma Seltzer; IWAMOTO, Regina.  O Texto sem mistérios: Leitura e escrita na universidade.  São Paulo: Ática, 2009. Coleção Ática Universidade.

Referências Complementares
ARISTOTLE. The art of rethoric. Translation H. C. Lawson-Tancred. London: Penguin, 1991.
ALVES, Léo da S. A arte da oratória: técnicas de oratória moderna e comunicação eficiente. Brasília: Brasília Jurídica, 2004.
ATIENZA, Manuel. As Razões do Direito:  Teorias da Argumentação Jurídica.  2ª.  São Paulo: Landy Editora, 2002
DAMIÃO, Regina Toledo; HENRIQUES, Antonio. Curso de Português Jurídico. 10ª ed.  São Paulo: Atlas, 2007.
DIMITRIUS, Jo-Ellan & MAZZARELLA, Mark. Decifrar pessoas: Como entender e prever o comportamento humano.  Trad. Sonia Augusto.  29ª ed.  Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.
DUARTE, Noélio. Você pode falar melhor. São Paulo: Hagnos, 2001.
FÁVERO, Leonor, ANDRADE, Ma. Lúcia V. de Oliveira, Aquino, Zilda. Oralidade e escrita. Perspectivas para o ensino de língua materna.  São Paulo, Cortez, 1999.
FURINI, Isabel F. A arte de falar em público: a oratória em todos os tempos. 2. ed. São Paulo: IBRASA, 1999.
FURNHAM, Adrian. Linguagem corporal no trabalho. Tradução Márcia da C. N. Leme. São Paulo: Nobel, 2001.
GARCIA, Othon M. Comunicação em Prosa Moderna.  16ª. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas Editora, 1995.
GOLD, Mirian; SEGAL, Marcelo.  Português Instrumental para cursos de Direito.  São Paulo: PRentice Hall Brasil, 2007.
HINDLE, Tim.  Como fazer apresentações. Trad. César Taylor da Costa. São Paulo: Publifolha, 1999. Série Sucesso Profissional.
LEAL, José C. A arte de falar em público. 3. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2003.
LOBO, Nazildes S. Falar em público: experiência de mal-estar na trajetória profissional contemporânea. São Paulo: Escuta, 2003.
MANDEL, Steve. Como fazer uma apresentação perfeita: um guia prático para discursar melhor. Tradução Nilza Freire. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.
NADÓLKIS, Hêndrikas; TOLEDO, Marleine Paula M. F. de.  Comunicação Jurídica: orientação completa para a correta redação de textos jurídicos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006.
NOBREGA, Maria Helena da.  Estratégias de Comunicação em Grupo: como se apresentar em eventos empresariais e acadêmicos.  São Paulo: Atlas, 2007.
PEASE, Allan; PEASE, Barbara. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Tradução Pedro Jorgensen Júnior.  2. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.
OLBRECHTS-TYTECA, Lucie; PERELMAN, Chaim. Tratado de Argumentação: a nova retórica.  6ª ed. Trad. São Paulo: Martins Fontes, 2005
POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. 108. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.
PLUTARCO. Como ouvir. Tradução João Carlos C. Mendonça. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
REBOUL, Olivier. Introdução à Retórica. Trad. Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
ROBERT, Henri.  O Advogado.  Trad. Rosemary Costhek Abílio. Revisão da Tradução: Eduardo Brandão.  São Paulo: Martins Fontes, 2002.
SCHOCAIR, Nelson Maia.  Português Jurídico: Teoria e Prática.  Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
VIANA, Joseval Martins.  Manual de Redação Forense e Prática Jurídica.  3ª ed. rev. e aum. São Paulo: Editora Juarez de Oliveira

Educação Executiva Presencial, Customizada e a Distância